Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 16/6/2010
medicina ortomolecular e reposição de hormônios bioidênticos femininos
medicina ortomolecular: efeitos da deficiência de Estrogênio e Progesterona na mulher

Um dos primeiros sinais relacionados à deficiência de hormônios sexuais femininos na mulher é o aumento da irregularidade dos ciclos menstruais, ou seja, a alternância de ciclos mestruais  de  intensa menstruação com  ciclos menstruais com quase nenhum fluxo menstrual.

Outros sintomas relacionados a deficiência de hormônios sexuais femininos esta no campo comportamental com alterações do humor, a mulher se sente em alguns momentos depressiva e em outros ansiosa, sem motivo aparente, uma mulher antes relativamente estável pode se tornar instável. Queixas como cansaço e aumento de rugas de expressão ao redor dos lábios também são comuns, além do conhecido calorão. Em resumo a mulher sente como algo estivesse errado.

No organismo da mulher existe um delicado equilíbrio entre a progesterona e o estrogênio. Por exemplo o estrogênio retêm líquido, principalmente no abdomen e  mamas, já a progesterona têm efeito diurético. O estrogênio em particular o estradiol, têm efeito antidepressivo por ativar o sistema simpático, já a progesterona têm efeito calmante por ativar o sistema parasimpático. Vale a pena lembrar que o efeito calmente e diurético da progesterona ocorre somente com o uso dos hormônios bioidênticos, pois as progestinas sintéticas não bioidênticas não têm efeito bioidêntico dos hormônios produzidos pelo nosso organismo .

Existem situações aonde pode-se reduzir os níveis de hormônios sexuais na mulher como exemplo atividade física intensa (ex: maratonistas) e stress emocional intenso. O fator mais importante na diminuição dos hormônios sexuais na mulher é o envelhecimento.

Efeitos a longo prazo da deficiência de hormonios sexuais femininos é refletido principalmente no aumento da chance de fraturas ósseas por osteoporose (perda de 1.5 a 3.0% de massa óssea ao ano), e também aumento da chance de doenças como Alzheimer, infarto e derrame.

A deficiência de hormônio sexual  feminino deve ser tratado assim quando os sintomas e sinais relacionados à deficiência de estrogênio e progesterona começam a ser tornar crônico e persistentes, e quando não existe contra-indicações para seu uso. Exames de sangue hormonais ajudam como guia na dosagem adequada da reposição hormonal bioidêntica.

A medicina antienvelhecimento (anti-aging medicine) é uma nova área da medicina a qual trata o envelhecimento feminino e masculino de uma maneira global, pró-ativa e preventiva.

 

Dr. Rafael Higashi - neurologista , nutrólogo e médico com certificação em terapia hormonal pelo Cenegenics Medical Institute, EUA, faz parte da equipe médica do programa de ortomolecular do Centro Médico Athenas de Londrina e Rio de Janeiro. www.drhigashi.com.br

 

 

 

 

Ver comentários ( )

Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico com master na ciência do anti-aging, Bacharel em Medicina Ortomolecular e patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar