Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 27/8/2010
Neurologia e Antienvelhecimento (Anti-Aging) cerebral
Reposição hormonal bioidêntica na prevenção do envelhecimento cerebral

O envelhecimento cerebral inicia-se  ao redor dos 30 anos de idade , período a qual por dia iniciamos uma perda aproximada entre 10 a 100.000 neurônios por dia. A intensidade desta perda de neurônios depende de alguns fatores como estilo de vida.

Dentro do sistema neurológico a Doença de Alzheimer é a doença mais temida em termos de envelhecimento cerebral pois a medida que envelhecemos aumenta-se exponencialmente a chance de desenvolver este transtorno,  para se ter uma idéia aos 85 anos 35% da população mundial terá doença de Alzheimer. O objetivo da neurologia combinado com a medicina antienvelhecimento (anti-aging) é diminuir o risco da Doença de Alzheimer.

Já se sabe na neurologia que a Doença de Alzheimer atingi preferencialmente mulheres na pós menopausa, três mulheres para cada homem por  este motivo vários cientistas passaram a estudar o papel da falta do hormônio sexual feminino na progressão do envelhecimento cerebral.

O efeito do hormônio estradiol como neuromodulador já é bem conhecido, ele atua diretamente no cérebro através de diferentes mecanismos como o aumento dos níveis de neurotransmissores como a adrenalina, noradrenalina, acetilcolina e serotonina e diminuição da resposta inflamatória na placa neuronal atuando como potentes anti-oxidante diminuindo o stress oxidativo associado ao envelhecimento.

No homem,  o hormônio  sexual masculino também diminui com  o envelhecimento. O hormônio sexual masculino chamado de testosterona também têm o sua função de protetor cerebral. Uma pesquisa publicada em 2004 pela NEUROLOGY, revista médica neurológica de maior prestígio internacionalmente, demonstra que quanto menores os níveis de testosterona livre no homem, maior a chance de desenvolver a Doença de Alzheimer.

Este estudo foi realizado com 574 homens, com segmento de 19 anos pelo Instituto Nacional de Envelhecimento em Baltimore, Estados Unidos. Este estudo demonstra  que para cada aumento de 10 unidades (nmol/nmol) de testosterona livre no homem, ocorre diminuição de 26% no risco de desenvolver doença de Alzheimer. A reposição hormonal com testosterona bioidêntica  pode prevenir a toxidade de uma substância denominada de NMDA na região do hipocampo, área responsável pela memória em  seres humanos, observando ação antienvelhecimento (anti-aging) cerebral.

Hormônios bioidênticos são hormônios que têm exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo nosso organismo e deve ser o tipo de hormônio de escolha no tratamento antienvelhecimento (anti-aging) com  reposição hormonal feminina e masculina.

Para informações sobre reposição hormonal bioidêntica entrar em contato com a Clínica Higashi localizado no Rio de Janeiro e Londrina (www.ortomoleculardrhigashi.med.br), telefone: (43)33238744 (Londrina) ou (21)34398999 (Rio de Janeiro).

 

Ver comentários ( )

Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico com master na ciência do anti-aging, Bacharel em Medicina Ortomolecular e patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar