Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 06/10/2010
Medicina e Antienvelhecimento
O QUE É SENESCÊNCIA ?

Um fato importante  que incomoda no envelhecimento não é o avanço da idade mas sim as alterações que o envelhecimento patológico traz ao indivíduo, entretanto, alterações biológicas é o que chamamos de senescência. Por definição senescência é o termo para explicar as alterações celulares e teciduais do envelhecimento, por exemplo o cabelo branco.


Indivíduos envelhecem de forma diferente dependendo das variações genéticas e estilo de vida, por exemplo, estudos comprovam que pessoas estressadas vivem em média 7 anos a menos comparado com pessoas menos estressadas da mesma idade.


Em geral, exceto em condições patológicas como a doença de Alzheimer, o envelhecimento não afeta de forma drástica a personalidade do indivíduo mas pode alterar o nível de humor e a auto confiança, pois leva a diminuição da taxa de desempenho máximo de trabalho. Em nossos órgãos ocorre diminuição gradual de algumas funções como a capacidade respiratória máxima, fluxo sanguíneo renal, índice cardíaco e  força muscular.


O envelhecimento também declina nosso sistema sensório como a visão, a olfação, a audição e o  paladar , também afeta a nossa condução sensitiva nervosa, causando diminuição da nossa sensibilidade da pele.


Não existe uma causa única do envelhecimento biológico, pois os fenômenos da senescência são multifatoriais de causas genéticas e não genéticas.

 

Para explicar a importância da questão genética em relação a senescência podemos exemplificar a pequena diferença no tempo de vida comparando gêmeos idênticos (36 meses) em relação a gêmeos não idênticos  (74.6 meses), ou seja, gêmeos geneticamente idênticos têm menor variação de tempo de vida quando comparado com gêmeos geneticamente diferentes. 

Alto risco de doenças relacionados ao envelhecimento são observados em pessoas que são portadoras de genes que influenciam a velocidade do envelhecimento. Podemos citar por exemplo pessoas portadoras do gene apoliproteina E4 que têm aumento  da chance de desenvolver  a doença de Alzheimer.  Outro exemplo pessoas portadoras do gene homozigoto BB têm aumento do risco de desenvolver osteoporose, doença que limita o tempo de vida por aumentar a chance de fraturas e infecção hospitalar.

Existem ainda síndromes de envelhecimento prematuro, aonde o envelhecimento acomete de maneira rápida indivíduos mais jovens , como é o caso da Progeria, Doença de Hutchinson e síndrome de Gilford.

Autor: Dr. Tsutomu Higashi, médico patologista clinico, nutrólogo e Diretor Médico da Cínica Higashi

Ver comentários ( )

Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
Acesse os sites da Clínica Higashi:
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2018
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar