Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

BLOG - Dr Higashi

Postado em 15/5/2014
O uso da Estimulação Transcraniana de Corrente Continua na esquizofrenica de início na infância.
O uso da Estimulação Transcraniana de Corrente Continua na infância.
Nos últimos anos a Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua ( ETCC)  junto com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), emergio como um tratamento médico de modular e melhorar a sintomatologia de várias condições neuropsiquiátricas como a depressão. 

Já foram realizados vários estudos do uso da Estimulação Magnética Transcraniana em modular as alucinações auditivas da esquizofrenia, mas por ser um tratamento que requer um custo relativamente elevado pelo custo do aparelho, um método alternativo que se tem mostrado eficaz é a Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua pois pode modular a excitabilidade cortical através do posicionamento de 2 eletrodos que geram uma corrente elétrica fraca ( 1 a 2 MA) um gradiente de voltagem no caminho da corrente aonde estão alinhado os neurônios entre os dois eletrodos. A polarização anódica aumenta o disparo e ativa as células neuronais enquanto que a polarização catódica tem efeito contrário.

ETCC.jpg

Apesar das indicações no mundo do uso da Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua terem aumentado significativamente ainda se fala pouco no uso da Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua em crianças. Apesar que a Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua ou também chamada de ETCC ter demonstrado ser seguro em crianças como demonstrado em um recente estudo publicado por Fregni e colaboradores na Journal of Child Neurology para avaliar a segurança da ETCC . Neste estudo 14 crianças entre 5 a 12 anos foram submetidos a 10 sessões de tratamento com ETCC como método alternativo  para vários transtornos da linguagem, neste estudo não houve relato de nenhum efeito colateral grave, 28,6% sentiram formigamento no local da aplicação, 28,6% coceira, e 42,9% alteração aguda do humor e 35,7% uma certa irritabilidade, estas alterações adversas leve podem ser atribuídos ao excesso de preocupação das mães visto que quando comparado com os efeitos adversos do placebo 40% relataram dormência no local da aplicação.

A Esquizofrenia de inicio na infância é definido por inicio de sintomas psicóticos antes dos 13 anos de idade, é uma forma relativamente rara de esquizofrenia , a maioria destes casos são refratários ao tratamento farmacológico, por isso é de fundamental importância outras alternativas não farmacológicas de tratamento focando na psicose residual e no persistente deficit cognitivo. Em um estudo com 12 pacientes com esquizofrenia de inicio na infância a ETCC realizada na intensidade de 2 MA durante 20 minutos realizado em 2 regiões: no Cortex Pré-Frontal Dorso Lateral estimulo do eletrodo anadal e na região do giro temporal superior estimulo catadal foi demonstrado boa tolerância. 

Em resumo, devido evidências de segurança do uso da  ETCC em crianças e a eficácia do uso da Estimulação Magnética Transcraniana na esquizofrenia no adulto, a ETCC deve ser uma terapêutica médica a ser investida em protocolos de pesquisa e no tratamento em casos de esquizofrenia refratária de inicio na infância.

Autor: Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina, nutrólogo e neurologista da Clínica Higashi ( Tel:21-34398999 no Rio de Janeiro ou 43-33238744 em Londrina).
neurologista botafogo dr higashi.JPG


Ver comentários ( )

Ocultar comentários
Sobre Dr. Higashi
O Blog Dr. Higashi é formado pelos três diretores médicos da Clínica Higashi composto por Dr. Tsutomu Higashi, médico com master na ciência do anti-aging, Bacharel em Medicina Ortomolecular e patologista clínico, Dr. Rafael Higashi, mestre em medicina com especialidade em neurologia e nutrologia e Dr. Leonardo Higashi médico especialista em clínica médica, endocrinologia e nutrologia. O objetivo do Blog é trazer informação sobre medicina e qualidade de vida, através de uma visão global do organismo.
clinica Higashi.jpg
Categorias
  • >> Posts 2017
  • >> Posts 2014
  • >> Posts 2013
  • >> Posts 2012
  • >> Posts 2011
  • >> Posts 2010
  • >> Posts 2009


Compartilhar:
Newsletter
Cadastrar