Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

10/05/2019 Alerta as alterações neurológicas causados pela deficiência de vitamina b12
A vitamina b12 é necessário para manter intacto a mielina que é como fosse uma camada protetora dos neurônios, quando estas são danificadas, são três alterações neurológicas principais da deficiência da B12, que podem vir com ou sem a anemia.

Pesquisas revelam que existem cerca de 2 milhões de casos de anemia por ano, no Brasil. Para colaborar com a campanha de conscientização sobre a anemia, o médico neurologista e nutrólogista da Clínica Higashi explica  as alterações neurológicas da deficiência da vitamina B12, que podem ser reversíveis quando tratado precocemente e irreversível quando o diagnóstico é tardio.


Segundo o especialista a vitamina b12 é necessário para manter intacto a mielina que é como fosse uma camada protetora dos neurônios, quando estas são danificadas, são três alterações neurológicas principais da deficiência da B12, que podem vir com ou sem a anemia.



Investigação diagnóstica das neuropatias periféricas de Dr. Rafael Higashi


A alteração neurológica mais conhecida da deficiência de b12 é a alteração no estado mental, com sintomas como perda de memória, depressão e até mesmo alucinações visuais e auditivas, para se ter uma ideia, todo o neurologista é treinado durante a sua residência médica a solicitar a dosagem de B12 para pacientes com suspeita de demência,, ou seja, perda progressiva da memória. 


A segunda alteração neurológica comum da deficiência de b12 é a nível dos nervos periféricos, o paciente começa a sentir dormência e dor nos pés e nas mãos, como tivesse colocado as mãos e os pés no fogo, erradamente, muitos utilizam remédios como analgésicos para aliviar o incomodo, mas estes não aliviam, pois a causa é a deficiência da vitamina, em quanto não for corrigido a deficiência o incomodo persistirá.


A terceira alteração neurológica que é a menos conhecida pela população mas não menos temida é a degeneração progressiva da medula espinhal; como as fibras nervosas da medula são danificadas pela falta da mielina, os movimentos e sensibilidade do nosso corpo ficam prejudicados, o paciente no geral, senti fraqueza e dificuldade para andar e a falta de sensibilidade dos membros inferiores o levam também ao desequilíbrio que o podem o levar a quedas.


Dr Higashi alerta que vegetarianos e veganos que não consomem derivados de leite,  aqueles que consomem álcool, remédios como antiácidos e antibióticos em excesso, aqueles que tem cirurgia prévia ou doenças do trato gastrointestinal como  gastrite atrófica, anemia perniciosa, doença inflamatória intestinal como Crohn  são grupos de risco para a deficiência de b12.  O diagnóstico da deficiência de b12 é simples basta uma boa história, exame físico e dosagem laboratorial da deficiência de b12.


“Quanto mais cedo se diagnostica a doença, maior a chance de recuperação completa, entretanto, quando o diagnóstico é tardio a recuperação completa é improvável. Nas alterações neurológica da deficiência de b12 a injeção  é via de administração mais eficiente para a maioria dos pacientes. 


Para mais informações sobre carências nutricionais e deficiência de vitamina b12 pela Clínica Higashi tel 21-34398999 ( Rio de Janeiro) ou 43-33238744 ( Londrina).


Newsletter
Cadastrar